Vivência familiar da criança hospitalizada com câncer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.3546

Palavras-chave:

Criança Hospitalizada, Família, Neoplasias, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: identificar os indicadores científicos sobre a vivência familiar da criança hospitalizada com câncer. Métodos: revisão integrativa de literatura, nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrieval System On-line, Cumulative Index to Nursingand Allied Health e Base de Dados em Enfermagem. Resultados: dezenove artigos, selecionados dentre os 413 publicados, entre 2010 e 2019, cujos principais sintomas analisados foram categorizados em: sentimentos do familiar da criança com câncer; necessidades do familiar da criança com câncer; enfermagem e família no enfrentamento da doença. Conclusão: constata-se o papel relevante da enfermagem, ao contribuir com ações que atendam às dimensões clínicas, afetivas, sociais e emocionais das famílias que precisam ser amparadas e acolhidas, para resgatarem sua autonomia, construindo com elas relações de confiança, fortalecendo-as para o enfrentamento da doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Fidelis Coelho Vieira, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery, Núcleo Saúde da Criança (EEAN/ NUPESC) (2013), Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013).Especialista em Auditoria de Sistema de Saúde (2007). Especialista em Enfermagem Oncológica (2007). Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998 ). Atualmente Enfermeira Chefe da Área de Pediatria do Instituto Nacional do Câncer I (HCI).(Texto informado pelo autor)

Fátima Helena do Espírito Santo, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Enfermeira graduada pela Universidade Federal Fluminense (1985), Licenciatura em Enfermagem e Habilitação em Enfermagem Médico Cirúrgica pela UFF (1987); Mestrado (1997) e Doutorado em Enfermagem (2003) pela UFRJ ; Pós Doutorado pela UERJ (2015); Residência em Enfermagem Médico Cirúrgica na UERJ (1988);Especialista em Educação na Área de Saúde (NUTES/UFRJ,1991); Especialista em Terapia Floral (UFRJ,2014); Editora associada da Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn).Membro do Comitê de Assessoramento da Área de Enfermagem na CAPES; Professor Associado do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/ UFF), Docente Permanente do Curso Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial (MPEA/UFF), desde 2004; Docente Permanente do Programa de Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS/UFF), desde 2009; Docente do Programa de Residência Multiprofissional do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP/UFF), Tutora Área do Idoso Enfermagem no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (HUAP/UFF); Coordenadora do Curso de Especialização em Enfermagem Gerontológica (EEAAC/UFF); Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Inovação em Saúde (GIPETIS), Membro do Núcleo de Estudos e Práticas Integrativas e Complementares (NEPIC) da UFF ; Membro Rede PICS Niterói, Rede PICS RJ, Rede Sudeste PICS e Rede PICS Nacional; Coordenadora do Projeto Cuidar e Espaço Saúde: ambulatório de práticas alternativas para idosos (UFFESPA/UFF); Consultora Ad Hoc de diversos periódicos nas áreas de saúde e enfermagem; Tem experiência na área de Enfermagem hospitalar, atuando nos temas: Ensino em Enfermagem e Saúde, Cuidado em Saúde e Enfermagem, Saúde do Adulto e Idoso, Enfermagem Gerontológica e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, aliadas ao cuidado em saúde e enfermagem.

Fernanda Ferreira da Silva Lima Lima, INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER

Enfermeira. Possui Mestrado em Patologia, área de concentração Patologia Investigativa, pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF); Especialização em Enfermagem em Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA); Especialização em Pesquisa Clínica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Saúde de São Paulo; Graduação em Enfermagem e Licenciatura pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Atualmente é Responsável da Equipe de Enfermagem da Pesquisa Clínica no Serviço Oncologia Pediátrica do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Preceptora e Docente do Programa de Residência Médica em Cancerologia Pediátrica do INCA e do Programa de Residência em Enfermagem Oncológica do INCA. Docente do Fellow em Assistência de Enfermagem em Oncologia Pediátrica.

Downloads

Publicado

2020-10-26

Como Citar

Coelho Vieira, R. F., do Espírito Santo, F. H., & Lima, F. F. da S. L. (2020). Vivência familiar da criança hospitalizada com câncer. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.3546

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura