Acessibilidade na atenção primária: como avaliam os profissionais de saúde?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3630

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Pesquisa sobre Serviços de Saúde, Acesso aos Serviços de Saúde

Resumo

Objetivo: avaliar a presença e extensão do atributo acesso de primeiro contato - componente acessibilidade, na perspectiva dos profissionais de atenção primária à saúde. Método: estudo transversal realizado em 62 unidades de atenção primária à saúde, por meio da autoaplicação do Primary Care Assessment Tool com 546 profissionais (60,3% da população elegível). O banco de dados foi criado no software Epi-Info (versão 7), e a digitação realizada por entrada dupla. A análise foi realizada no software Statistical Package for the Social Sciences (versão 22). Para as comparações entre os grupos, foi utilizado o teste U de Mann Whitney para amostras independentes. Resultados: a acessibilidade mostrou-se insatisfatória (média 3,5). Não foi identificada diferença significativa entre os modelos de atenção (p=0,275). A área rural (média 3,9) apresentou melhor desempenho quando comparada à área urbana (média 3,5). Considerações finais: evidenciou-se necessidade de implementar estratégias relacionadas ao aspecto estrutural do serviço que busquem ampliação ao acesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhayne Fonda Barra, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduação em enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Enfermagem - Universidade Federal de Juiz de Fora

Mariana Coelho Moura Garcia, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduanda em Enfermagem - Universidade Federal de Juiz de Fora

Érika Andrade e Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharelado e licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre e Doutora em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Isabel Cristina Gonçalves Leite, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública. Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública.

Fernanda Moura Lanza, Universidade Federal de São João Del Rei

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Enfermagem Hospitalar-Neonatologia. Mestre em Saúde e Enfermagem e Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Angélica Da Conceição Oliveira Coelho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduação em Enfermagem (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Especialização em Saúde da Família e Saúde Coletiva pela mesma instituição e Mestrado e doutorado em enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

Barra, J. F., Garcia, M. C. M., Silva, Érika A. e, Leite, I. C. G., Lanza, F. M., & Coelho, A. D. C. O. (2020). Acessibilidade na atenção primária: como avaliam os profissionais de saúde?. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3630

Edição

Seção

Artigos Originais