Refletindo acerca da doença de Alzheimer no contexto familiar: implicações para a enfermagem

Autores

  • Silomar Ilha
  • Claudia Zamberlan
  • Glaucia Dal Omo Nicola
  • André Santana Araújo
  • Dirce Stein Backes

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.378

Palavras-chave:

Doença de Alzheimer, Família, Enfermagem.

Resumo

Objetivou-se refletir acerca das dificuldades geradas pela doença de Alzheimer no contexto familiar. Para tal, realizou-se em dezembro de 2012 a busca de materiais impressos e artigos científicos online nas bases de dados Literatura Latino Americana em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), utilizando os descritores: Doença de Alzheimer, Família e Enfermagem. Após procedeu-se a leitura e análise crítica-reflexiva do material selecionado emergindo dois temas centrais: Vivenciando sentimentos de toda ordem; Dificuldades no cuidado prestado por um único familiar. Pode-se perceber que o cuidado ao idoso com Alzheimer, desencadeia inúmeros sentimentos/atitudes no familiar cuidador, tais como: emoções, raiva, dificuldades de convívio, desgaste físico/emocional, certezas/incertezas, mas, sobretudo dedicação. Devido a dificuldade de articulação com outros familiares, o cuidado fica na maioria das vezes sob responsabilidade de um único familiar, gerando sobrecarga fica e emocional, facilitando o surgimento de possíveis patologias no familiar. Desta forma, torna-se necessário que os profissionais de saúde, em especial os da enfermagem, por serem os que permanecem mais tempo junto aos indivíduos/famílias possuam abordagens integradoras e capazes de incluir a família nas estratégias de cuidado, possibilitando dividir as responsabilidades entre os familiares cuidadores, evitando a sobrecarga física/emocional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silomar Ilha

Enfermeiro. Especialista em Urgência, Emergência e Trauma. Mestrando em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande(PPGENF/FURG). Bolsista CAPES/DS. Rio Grande, RS, Brasil. 

Claudia Zamberlan

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Docente do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Santa Maria, RS, Brasil. 

Glaucia Dal Omo Nicola

Enfermeira. Mestranda, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande(PPGENF/FURG). Bolsista CAPES/DS. Rio Grande, RS, Brasil. 

André Santana Araújo

Graduando em Medicina, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, RS,Brasil. 

Dirce Stein Backes

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Santa Maria, RS, Brasil. 

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

Ilha, S., Zamberlan, C., Dal Omo Nicola, G., Santana Araújo, A., & Stein Backes, D. (2014). Refletindo acerca da doença de Alzheimer no contexto familiar: implicações para a enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.378

Edição

Seção

Reflexão Teórica