Educação e informação em saúde: iniciativas dos núcleos de telessaúde para o enfrentamento da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3888

Palavras-chave:

Telemedicina, Infecções por Coronavirus, Mídias Sociais, Acesso à Informação.

Resumo

Objetivo: Identificar as iniciativas de teleducação e informações em saúde direcionadas ao enfrentamento da pandemia da COVID-19 oferecidas pelos Núcleos Estaduais de Telessaúde vinculados ao Programa Telessaúde Brasil Redes. Método: Estudo exploratório, transversal, de abordagem quali-quantitativa, na forma de casos múltiplos, usando informações disponíveis nos sítios eletrônicos e mídias sociais. Resultados: Informações e iniciativas de tele-educação voltadas à COVID-19 estavam presentes em 15 dos 23 Núcleos existentes. Verificouse produção de amplo leque de materiais diversos, que incluem cursos a distância, webpalestras, webaulas, cartilhas, infográficos e outros materiais informativos. Destaca-se a existência de forte tendência das ações de teleducação com foco nas redes sociais (YouTube, Facebook, Twitter e Instagram), como coadjuvantes na divulgação de produtos e serviços para a população, fortalecendo a democratização e o acesso a informações úteis para usuários, enfermeiros e profissionais dos serviços de saúde. Conclusão: Acesso à informação de forma ágil e transparente, durante o isolamento social é crítico no enfrentamento da pandemia. A web revela-se como importante ferramenta para obter informações sobre a COVID nos Núcleos de Telessaúde. Os resultados mostram papel relevante a ser exercido pelos serviços de telessaúde, considerando a necessidade de qualificação profissional e de acesso à informação de qualidade demandada pela pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Caetano, Universidade do estado do Rio de Janeiro / Instituto de Medicina Social

Graduada em Medicina. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora associada do Departamento de Políticas Públicas, Planejamento e Administração em Saúde do Instituto de Medicina Social da UERJ.

Angélica Baptista Silva, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro / Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca

Graduada em Comunicação Social pela Faculdades Integradas Hélio Alonso com habilitação em Jornalismo. Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz.

Rondineli Mendes da Silva, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro / Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica,

Graduado em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense. Doutor em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Docente do curso de aperfeiçoamento em vigilância sanitária da Fundação Oswaldo Cruz.

Carla Cardi Nepomuceno de Paiva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Instituto de Medicina Social

Graduada em Enfermagem. Doutoranda em Saúde Coletiva no Instituto de Medicina Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Gizele da Rocha Ribeiro, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ / Biblioteca de Saúde Pública.

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde pelo Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica da Fiocruz. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Gama Filho. Mestre em Administração de Saúde, área de concentração Gestão de Tecnologias em Saúde pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua na Biblioteca de Saúde Publica do ICICT/Fiocruz no serviço de busca especializada em Ciencias da Saúde, com experiência nas áreas de Educação, Gestão e em Ciência da Informação.

Daniela Lacerda Santos, Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto, Petrópolis, Rio de Janeiro.

Graduada em Enfermagem e Fisioterapia. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto.

Vanessa de Lima e Souza, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro / Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / Pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa "Telessaúde e Sistemas de Saúde"

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual da Paraíba. Doutora em Informação e Comunicação em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz e Doutora em Governação, Conhecimento e Inovação pela Universidade de Coimbra. Pesquisadora do grupo de pesquisa Telessaúde e Sistemas de Saúde.

Ione Ayala Gualandi de Oliveira, Instituto de Medicina Social - Universidade do estado do Rio de Janeiro

Graduada em Farmácia e Bioquímica. Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Caetano, R., Silva, A. B., Silva, R. M. da, Paiva, C. C. N. de, Guedes, A. C. C. M., Ribeiro, G. da R., Santos, D. L., Souza, V. de L. e, & Oliveira, I. A. G. de. (2020). Educação e informação em saúde: iniciativas dos núcleos de telessaúde para o enfrentamento da COVID-19. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 10. https://doi.org/10.19175/recom.v10i0.3888

Edição

Seção

Artigos Originais