Avaliação da adequação da assistência pré-natal em uma unidade tracional da atenção primária à saúde

Autores

  • Nayanna Moura Pereira UFSJ
  • Bruna Natali Soares Guimarães UFSJ
  • Fernanda Moura Lanza UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.405

Palavras-chave:

Cuidado pré-natal, Qualidade da assistência à saúde, Atenção primária à saúde.

Resumo

Objetivo: Avaliar a adequação da assistência pré-natal, de acordo com os parâmetros de qualidade propostos pelo Ministério da Saúde, em uma unidade tradicional da atenção primária à saúde. Métodos: Pesquisa avaliativa com abordagem quantitativa, realizada no município de Divinópolis, em novembro de 2012. O tratamento e análise dos dados foi realizado no software EpiInfo versão 7. Resultados: Foram entrevistadas 23 mulheres, com idade média de 26,4 anos (DP = 6,06), realizaram uma média de 8,13 consultas de pré-natal (DP = 1,6) e foram atendidas somente por médicos. Ao avaliar o componente básico da qualidade do pré-natal proposto pelo Ministério da Saúde, verifica-se que somente 34,79% (n=8) das gestantes atendidas na unidade de saúde em estudo tiveram acesso a uma assistência adequada, e no componente ampliado, essa proporção cai para 13,04%. Considerações finais: A assistência pré-natal em Divinópolis, em seus componentes mais básicos preconizados pelo Ministério da Saúde, apresentaram inadequações. É de extrema importância a inserção do enfermeiro em atividades individuais e coletivas para alcançar a integralidade da assistência pré-natal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayanna Moura Pereira, UFSJ

ACADÊMICA DO 9 PERÍODO DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFSJ

Bruna Natali Soares Guimarães, UFSJ

ACADÊMICA DO 9 PERÍODO DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFSJ

Fernanda Moura Lanza, UFSJ

Professora Assistente II do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2014-03-10

Como Citar

Pereira, N. M., Guimarães, B. N. S., & Lanza, F. M. (2014). Avaliação da adequação da assistência pré-natal em uma unidade tracional da atenção primária à saúde. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.405

Edição

Seção

Artigos Originais