O cotidiano dos profissionais que trabalham diretamente com vítimas de violência social

Autores

  • Miguir Terezinha Vieccelli Donoso UFMG
  • Marisa Antonini Ribeiro Bastos UFMG

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.423

Palavras-chave:

Violência, Etnografia, Saúde Pública.

Resumo

Resumo

Este trabalho objetivou compreender significados da violência entre profissionais que trabalham com vítimas desse agravo social. Teve como população seis profissionais de um programa vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais que atendem vítimas de crimes violentos e seus familiares. Adotaram-se como referenciais metodológicos o interacionismo simbólico e a etnografia. Foram adotadas para coleta de dados a observação participante e a entrevista aberta. Para definição da amostragem, utilizou-se a amostra por conveniência, abrangendo os seis profissionais que trabalham diretamente com as referidas vítimas. Os domínios e taxonomias foram agrupados em três grandes categorias: núcleo; atores e violência. O tema cultural “imparcialidade versus parcialidade” constituiu um conceito recorrente. A violência desencadeia reações paralelas à forte carga emocional na vítima e em quem compartilha o ato. Os entrevistados foram unânimes ao reconhecer a imparcialidade como estratégia necessária ao quotidiano de trabalho. No entanto, percebeu-se grande dificuldade do grupo na tentativa de se manterem imparciais, frente aos casos que conduzem.

Palavras-chave: Violência; Etnografia; Saúde Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguir Terezinha Vieccelli Donoso, UFMG

Enfermeira pela UFSC. Mestre em Enfermagem pela escola de Enfermagem da UFMG. Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG. Docente do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG.

Marisa Antonini Ribeiro Bastos, UFMG

Enfermeira pela Escola de Enfermagem da UFMG; mestre em Administração pela UFMG; doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - USP. Docente aposentada da Escola de Enfermagem da UFMG.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

Vieccelli Donoso, M. T., & Bastos, M. A. R. (2014). O cotidiano dos profissionais que trabalham diretamente com vítimas de violência social. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.423

Edição

Seção

Artigos Originais