Cuidados de enfermagem em emergências oncológicas: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4350

Palavras-chave:

Emergências, Enfermagem, Enfermagem Oncológica, Cuidados de Enfermagem, Revisão.

Resumo

Objetivo: Identificar os cuidados de enfermagem descritos na literatura para o manejo das emergências oncológicas. Método: Revisão integrativa, cuja busca foi realizada nas bases de dados CINAHL, Cochrane, LILACS, PubMed, SCOPUS, Web of Science e Google Acadêmico. O risco de viés foi avaliado usando as ferramentas do Joanna Briggs Institute. O nível da evidência foi avaliado usando a escala do Oxford Centre for Evidence-Based Medicine. Resultados: Foram identificados 17 estudos abordando cuidados de enfermagem para o manejo de 9 emergências oncológicas, sendo as mais frequentes: hipercalcemia (n=4), síndrome de lise tumoral (n=3), síndrome da veia cava superior (n=3) e neutropenia febril (n=3). Os cuidados de enfermagem contemplam aspectos fisiológicos e psicológicos da doença. O risco de viés foi baixo a moderado na maioria dos estudos. Conclusão: Os estudos destacam cuidados integrais de observação e monitoramento do paciente. Conhecer os cuidados de enfermagem para emergências oncológicas são essenciais para melhorar a qualidade da assistência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Moreira de Jesus Lopes, Escola Nacional de Saúde Pública

Enfermeiro pela Universidade de Brasília. Residente em Saúde da Família pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

Giovana Paula Rezende Simino, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Professora do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Brasília. Belo Horizonte, MG, Brasil.

Priscilla Roberta Silva Rocha, Enfermeira. Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ceilândia da Universidade de Brasília. Brasília, DF, Brasil.

Curso de Enfermagem, Faculdade de Ceilândia

Beatriz Regina Lima de Aguiar, Universidade de Brasília

Enfermeira. Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Faculdade de Ciências da Saúde. Universidade de Brasília, Brasília, Brasil.

Paula Elaine Diniz dos Reis, Universidade de Brasília

Enfermeira. Professora Associada do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Elaine Barros Ferreira, Universidade de Brasília

Enfermeira. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-03-28

Como Citar

Moreira de Jesus Lopes, G., Rezende Simino, G. P., Roberta Silva Rocha, P., Lima de Aguiar, B. R., Diniz dos Reis, P. E., & Barros Ferreira, E. (2022). Cuidados de enfermagem em emergências oncológicas: revisão integrativa. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 12. https://doi.org/10.19175/recom.v12i0.4350

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura