Aplicação didática do método Altadir de planejamento popular para estudantes de enfermagem

Autores

  • Murilo César do Nascimento Universidade Federal de Alfenas
  • Simone Albino da Silva Universidade Federal de Alfenas
  • Sueli Leiko Takamatsu Goyatá Universidade Federal de Alfenas

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.438

Palavras-chave:

Hipertensão, Diabetes Mellitus, Saúde da Família, Estudantes de Enfermagem, Administração em Saúde Pública.

Resumo

Este trabalho descreve a utilização do Método Altadir de Planejamento Popular (MAPP) durante um estágio curricular do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas, MG. O MAPP foi aplicado numa Equipe de Saúde da Família (ESF) com problemas na efetivação do Hiperdia devido ao subcadastramento dos usuários hipertensos e diabéticos no Sistema Informatizado. Essa dificuldade foi selecionada e estratégias foram elaboradas e implementadas para a sua resolução. As operações constituíram no levantamento de dados com os Agentes Comunitários de Saúde, no preenchimento das fichas de cadastro durante a realização de visitas domiciliares, e, por fim, na digitalização dos dados no Sistema. Ao término das atividades, considerou-se o método de grande valia para o enfrentamento do problema local, para o desenvolvimento profissional dos acadêmicos e para o fortalecimento da parceria ensino e serviço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo César do Nascimento, Universidade Federal de Alfenas

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG (2007). Mestre e Doutorando em Saúde na Comunidade pelo Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, USP. Atua como docente da Universidade Federal de Alfenas, UNIFAL-MG, nas áreas de Epidemiologia e de Saúde Coletiva.

Simone Albino da Silva, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (1999), especialização em Formação Pedagógica em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Administração e Desenvolvimento Organizacional pela Faculdade Cenecista de Varginha (2005) e cursa doutorado no Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP São Paulo (2010-2013). É Professora Assistente Nível III na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas ministrando as disciplinas de História da Enfermagem, Administração em Rede Básica dos Serviços de Saúde e supervisao de Estágio Curricular I e II em Saúde Coletiva. 

Sueli Leiko Takamatsu Goyatá, Universidade Federal de Alfenas

Possui Doutorado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo-SP (2005). Mestrado em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública/ Fundação Getúlio Vargas-RJ (1996) e, atualmente é Professor Adjunto da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL-MG. Líder do Grupo de Pesquisa "Fundamanetação Teórica, Metodológica e Tecnológica de Assistência ao indivíduo, família e coletividade" da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG. Membro da North American Nursing Diagnosis Association- NANDA. Membro do Conselho Municipal de Saúde de Alfenas. Membro da Comissão Integrada de Ensino e Serviço da Região Macrossul de Minas Gerais. Tem experiência na área de Sistematização da Assistência de Enfermagem, Epidemiologia e Gestão em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnósticos e intervenções de enfermagem , estudos epidemiológicos, gestão pública e participação social em saúde. Docente das disciplinas de Epidemiologia e Trabalho de Conclusão de Curso em Cursos de Graduação e de Pós-graduação (especialização e mestrado).

Downloads

Publicado

2014-03-10

Como Citar

Nascimento, M. C. do, Silva, S. A. da, & Goyatá, S. L. T. (2014). Aplicação didática do método Altadir de planejamento popular para estudantes de enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.438

Edição

Seção

Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica