Avanços na atenção ao prematuro e a continuidade da assistência: reflexão sobre rede de cuidados

Autores

  • Patricia Pinto Braga Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Minas Gerais
  • Roseni Rosângela de Sena UFMG

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.442

Palavras-chave:

Prematuro, Cuidado da criança, Alta do paciente, Continuidade da assistência ao paciente

Resumo

Os avanços tecnocientíficos na assistência neonatal contribuíram para redução nas taxas de mortalidade e aumento da sobrevida de recém-nascidos com idade gestacional de nascimento cada vez menor. Esta sobrevida implica em refletir como tem sido a continuidade dos cuidados pós-alta a este grupo infantil considerando sua vulnerabilidade a morbidades ao longo da vida. O objetivo deste artigo é refletir sobre a continuidade da atenção tendo como referência a discussão de redes de cuidados em saúde. Reconhecemos que o tema redes tem diferentes abordagens teóricas e organizacionais no campo da saúde, mas neste artigo buscamos subsídios na teoria de Deleuze e Guatarri que tecem uma discussão que permite pensar a rede de cuidados em saúde a partir de fluxos, intencionalidades, “desejos” e conexões. Defende-se que a rede não teria uma centralidade, pois ela se forma a partir de movimentos e alianças entre os diferentes agentes que em um campo de disputa e intencionalidades evidenciam multiplicidades. A reflexão aqui tecida permite sinalizar que a constituição do cuidado se produz a partir das intencionalidades e adesão ao projeto de cuidados aliados às diferentes tecnologias que se fazem necessárias na atenção ao prematuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Pinto Braga, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Minas Gerais

Enfermeira, Doutora em enfermagem e Professora Adjunta do curso de Enferamgem da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Centro Oeste.

Downloads

Publicado

2014-03-10

Como Citar

Braga, P. P., & Sena, R. R. de. (2014). Avanços na atenção ao prematuro e a continuidade da assistência: reflexão sobre rede de cuidados. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.442

Edição

Seção

Reflexão Teórica