A percepção da nutriz frente aos fatores que levam ao desmame precoce em uma unidade básica de saúde de Divinópolis/MG

Autores

  • Juliano Teixeira Moraes Universidade Federal de São João del-Rei
  • Vânia Aparecida da Costa Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Eros Augusto Bueno Alvin FUNEDI/UEMG
  • Amanda Aparecida Cabral FUNEDI-UEMG
  • José Brás Dias

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.446

Palavras-chave:

Aleitamento materno, Alimentação, Desmame precoce.

Resumo

O aleitamento materno exclusivo é indubitavelmente a melhor fonte de alimento do lactente, sendo capaz de satisfazer todas as necessidades do mesmo, conforme demonstram estudos científicos. Foi objetivo deste trabalho, analisar a    percepção da nutriz frente aos fatores que levaram ao desmame precoce em uma Unidade Básica de Saúde de Divinópolis – MG. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória e de campo, usando como coleta de dados uma    entrevista semi estruturada, realizada com as nutrizes. As entrevistas foram gravadas e transcritas, sendo analisadas segundo parâmetro de análise de conteúdo.  Os resultados mostraram que as nutrizes possuem uma percepção positiva sobre o aleitamento materno, porém, notou-se que este conhecimento não foi suficiente para evitar o desmame precoce. Com esta avaliação observa-se a necessidade da intervenção dos profissionais de saúde em ações de educação continuada com as nutrizes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Teixeira Moraes, Universidade Federal de São João del-Rei

Professor do Grupo de Atuação Docente de Fundamentação Básica de Enfermagem. Enfermeiro Estomaterapeuta. Mestre em Educação. Doutorando em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto.

Vânia Aparecida da Costa Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei

Eros Augusto Bueno Alvin, FUNEDI/UEMG

Amanda Aparecida Cabral, FUNEDI-UEMG

José Brás Dias

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

Moraes, J. T., Oliveira, V. A. da C., Alvin, E. A. B., Cabral, A. A., & Dias, J. B. (2014). A percepção da nutriz frente aos fatores que levam ao desmame precoce em uma unidade básica de saúde de Divinópolis/MG. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.446

Edição

Seção

Artigos Originais