Ergologia como referencial teórico: possibilidades para assistência e pesquisa em enfermagem

Autores

  • Luciana de Freitas Campos UFVJM
  • Marcia Regina Antonietto da Costa Melo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Paulo Celso Prado Telles Filho Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.613

Palavras-chave:

Enfermagem

Resumo

A ergologia é a perspectiva científica e filosófica que estuda o trabalho humano buscando contemplar a atividade humana em todas as suas dimensões, fundamentada no projeto de melhor conhecer o trabalho para intervir e transformá-lo. Trata-se de um estudo teórico reflexivo cujo objetivo foi discorrer e refletir acerca da ergologia como referencial teórico e suas possibilidades de utilização na assistência e pesquisa na enfermagem. A ergologia como referencial teórico é de extrema importância e aplicação prática. Há de se intensificar a execução de suas práticas nas pesquisas e assistência de enfermagem, ampliando e maximizando a qualidade de assistência prestada aos pacientes bem como a qualidade de vida dos trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana de Freitas Campos, UFVJM

Doutor. Pofessor do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Área Administração em Enfermagem Hospitalar e Enfermagem Cirúrgica.                                           

Marcia Regina Antonietto da Costa Melo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Doutor. Professor da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Departamento Enfermagem Fundamental. Área de Administração em Enfermagem Hospitalar.

Paulo Celso Prado Telles Filho, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutor. Professor do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Área de Bases Técnicas e Científicas de Enfermagem e Enfermagem Médica.

Downloads

Publicado

2015-03-30

Como Citar

Campos, L. de F., Melo, M. R. A. da C., & Telles Filho, P. C. P. (2015). Ergologia como referencial teórico: possibilidades para assistência e pesquisa em enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.613

Edição

Seção

Reflexão Teórica