Assistência pré-natal realizada por enfermeiros: o olhar da puérpera

Autores

  • Jânia Cristiane de Souza Oliveira UFMT
  • Bianca Priscilla Dorileo Fermino
  • Elizete Paula de Melo Conceição
  • Jacqueline Pimenta Navarro

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.857

Palavras-chave:

Cuidado pré-natal, Cuidados de enfermagem, Educação em saúde.

Resumo

Ao longo dos anos, as propostas voltadas para integralidade da atenção às necessidades do público feminino contribuíram para romper com os princípios norteadores do modelo materno-infantil desenvolvido, marcando de maneira histórica a vida da mulher. O estudo objetiva identificar as ações de enfermagem realizadas pelo enfermeiro durante a gestação sob o olhar da puérpera. A pesquisa possui abordagem qualitativa, de campo, exploratória e descritiva. Participaram do estudo nove puérperas. Foi realizada entrevista semiestruturada e coleta documental, entre agosto a dezembro de 2013, em duas Unidades de Saúde da Família do município de Rondonópolis. Os resultados demonstraram algumas particularidades relacionadas à interação das mulheres frente às orientações em saúde (período gestacional, puerpério e cuidados com o recém-nascido) e às consultas de enfermagem (acolhimento, exame físico e conduta do enfermeiro). Concluiu-se que o enfermeiro é referência para assistência pré-natal, sendo as suas condutas diretamente proporcionais à qualidade da assistência prestada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jânia Cristiane de Souza Oliveira, UFMT

Enfermeira. Especialista em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso. Mestre em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Docente Assistente II do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/CUR).

Bianca Priscilla Dorileo Fermino

Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/CUR).

Elizete Paula de Melo Conceição

Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/CUR).

Jacqueline Pimenta Navarro

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso.  Docente Assistente II do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/CUR).

Downloads

Publicado

2015-10-08

Como Citar

Oliveira, J. C. de S., Fermino, B. P. D., Conceição, E. P. de M., & Navarro, J. P. (2015). Assistência pré-natal realizada por enfermeiros: o olhar da puérpera. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.857

Edição

Seção

Artigos Originais