Incidentes críticos experienciados no tratamento da doença oncológica

Autores

  • Sandê de Lima Ribeiro Faculdade de Enfermagem da UFPel
  • Eda Schwartz Faculdade de Enfermagem da UFPel
  • Aline Machado Feijó Faculdade de Enfermagem da UFPel
  • Bianca Pozza dos Santos Faculdade de Enfermagem da UFPel
  • Raquel Pötter Garcia Faculdade de Enfermagem da UFPel
  • Fernanda Lise Faculdade de Enfermagem da UFPel

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v5i3.898

Palavras-chave:

Oncologia, Acontecimentos que Mudam a Vida, Enfermagem.

Resumo

Objetivou-se conhecer os incidentes críticos positivos e negativos experienciados pelo paciente em tratamento oncológico. Estudo qualitativo realizado com cinco homens e cinco mulheres que fizeram parte de um macroprojeto, entre março de 2006 e dezembro de 2007. Apresentavam diagnóstico de câncer e estavam em tratamento radioterápico em um Ambulatório de Radioterapia da Região Sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados conforme a Técnica do Incidente Crítico, abordando os pontos positivos e negativos. Os resultados foram divididos em quatro categorias: descoberta da doença, tratamento realizado, situação socioeconômica, atividades sociais e vínculos interpessoais. Observou-se que os pacientes com neoplasias ainda apresentam mais aspectos negativos do que positivos no decorrer do processo de adoecimento e tratamento. Essas questões direcionam para uma reflexão acerca da elaboração de condutas que possam amenizar as dificuldades enfrentadas. Todavia, os pontos positivos destacados, relacionados principalmente com as fontes de apoio, também devem ser considerados, no intuito de fortalecê-los e oferecer melhor qualidade de vida aos pacientes. Os profissionais de enfermagem devem estar sensibilizados para atender esses pacientes, seus familiares e suas demandas, sobretudo, para orientar sobre os tratamentos, as possíveis consequências, ouvir e acolher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandê de Lima Ribeiro, Faculdade de Enfermagem da UFPel

Enfermeira. Bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Eda Schwartz, Faculdade de Enfermagem da UFPel

Enfermeira. Pós-Doutora em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem da UFPel e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel. Pesquisadora do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN) e Vice-Líder do Núcleo de Pesquisa em Saúde Rural e Sustentabilidade.

Aline Machado Feijó, Faculdade de Enfermagem da UFPel

Enfermeira. Mestre em Ciências. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel.  Enfermeira do Hemocentro Regional de Pelotas (HEMOPEL). Membro do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN).

Bianca Pozza dos Santos, Faculdade de Enfermagem da UFPel

Enfermeira. Mestre em Ciências. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel.  Membro do Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces (NUCCRIN). 

Raquel Pötter Garcia, Faculdade de Enfermagem da UFPel

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Ciências do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Fernanda Lise, Faculdade de Enfermagem da UFPel

Enfermeira. Mestranda em Ciências do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel. 

Downloads

Publicado

2016-01-21

Como Citar

Ribeiro, S. de L., Schwartz, E., Feijó, A. M., Santos, B. P. dos, Garcia, R. P., & Lise, F. (2016). Incidentes críticos experienciados no tratamento da doença oncológica. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 5(3). https://doi.org/10.19175/recom.v5i3.898

Edição

Seção

Artigos Originais