Aspectos Epidemiológicos das Infecções Hospitalares no Centro de Terapia Intensiva de um Hospital Universitário

Autores

  • Richardson Miranda Machado Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)
  • Dacle Vilma Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem
  • Adriana Cristina de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.9

Resumo

Estudo retrospectivo e exploratório, realizado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital das Clínicas (HC) da UFMG, com os objetivos de caracterizar os pacientes acometidos por infecção hospitalar (IH); identificar a ocorrência de IH e avaliar fatores de risco relacionados a ocorrência das IHs. Sendo realizado a partir do banco de dados da Comissão de Controle de IH do HC/UFMG entre os anos de 2000 e 2004. A amostra foi constituída de 1879 pacientes admitidos no CTI dos quais 282 adquiriram IH (15%). Os pacientes acometidos por IH tiveram distribuição eqüitativa em relação ao sexo e uma predominância na faixa etária de 41 a 65 anos. As principais patologias de base motivadoras da internação foram: as doenças cardiovasculares, gastrintestinais e neoplasias. A classificação da severidade clínica demonstrou que 98,2% das avaliações corresponderam às categorias de maior gravidade. As IHs de maior ocorrência foram as pneumonias, seguidas das urinárias e as da corrente sanguínea. Os microorganismos predominantes foram: Pseudomonas aeruginosas, Staphylococcus epidermidis e Acinectobacter baumanii. Sendo considerados como possíveis fatores de risco para a ocorrência de IH o uso de antimicrobiano prévio, a gravidade da doença de base, os procedimentos invasivos e o tempo de permanência no hospital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Richardson Miranda Machado, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Graduado em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/2002). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2005). Doutorado em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP/2010). Extensão Universitária em Psicologia della Salute, Psichiatria e Amministrazione Pubblica pela Universita di Bologna, UNIBO, Bologna, Itália. Extension en Promoción de la salud por la Universidad de Concepción, UC, Concepción, Chile. Professor Adjunto Sub-área: Psiquiatria da Universidade Federal de São João Del Rei, Campus Centro Oeste Dona Lindu, Divinópolis/MG.

Dacle Vilma Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (1970), graduação em Psicologia - Faculdades Integradas Newton Paiva (1996), mestrado em Mestrado Em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1976) e doutorado em Doutorado Em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente é professora Associaqda da Escola de Enfermagem da da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua nos niveis de graduação e pós-graduação(especialização, mestrado e doutorado). Desenvolve pesquisas com parada cardiopulmonar em ambiente pré-hospitalar, diagnósticos de enfermagem em cardiologia e transplante de orgãos.

Adriana Cristina de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Enfermagem

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1992), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-doutorado pela New York University (2008), Estados Unidos. É Professora do Curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas. Orientador em nível de Mestrado e Doutorado. Atualmente ocupa o cargo de Vice-Diretor da Escola de Enfermagem. Foi presidente do Colegiado de Pós-Graduação EE-UFMG (2006-2008). É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infecção Relacionada ao Cuidar em Saúde (NEPIRCS/CNPq). É membro da Câmara de Assessoramento (CA) de Ciências da Saúde da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG (2010-2012). Participa do corpo editorial das revistas Ciência, Cuidado e Saúde, Revista Mineira de Enfermagem. É consultor ad-hoc da Infection Control and Hospital Epidemiology, American Journal of Infection Control, Revista da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Revista Latino-americana de Enfermagem, Revista Acta Paulista de Enfermagem e da Revista Epidemiologia em Serviço da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (Brasil). Tem experiência em Saúde Coletiva, com ênfase nas seguintes áreas: Epidemiologia, Prevenção e Controle da Infecção relacionada ao cuidar em saúde; Resistência bacteriana - abordagem multiprofissional da prevenção e controle; Uso da tecnologia na validação do re-processamento de produtos odonto-médico-hospitalares; Aspectos epidemiológicos da exposição ocupacional em saúde - acidentes de trabalho envolvendo material biológico e seus determinantes; Adoção a medidas de biossegurança como indicador das práticas do controle da infecção.

Downloads

Publicado

2011-06-07

Como Citar

Machado, R. M., Carvalho, D. V., & de Oliveira, A. C. (2011). Aspectos Epidemiológicos das Infecções Hospitalares no Centro de Terapia Intensiva de um Hospital Universitário. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.9

Edição

Seção

Artigos Originais