Inconsistências das anotações de enfermagem no processo de auditoria

Autores

  • Jacyara Almeida Barreto Universidade de Itaúna
  • Gilberto Gonçalves de Lima Universidade de Itaúna
  • Camila Fernanda Xavier Universidade de Itaúna

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.917

Palavras-chave:

AUDITORIA DE ENFERMAGEM, REGISTROS DE ENFERMAGEM, ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE.

Resumo

O Brasil vem aumentando seus gastos com saúde. Esta questão exige dos enfermeiros repensar suas funções administrativas e cooperar no resultado econômico das instituições, uma vez que a equipe de enfermagem é a que passa o maior tempo com os pacientes e manuseiam com maior frequência o prontuário. Esse trabalho ressalta a importância das anotações de enfermagem serem corretas. O objetivo desse estudo foi identificar as principais falhas nas anotações de enfermagem dos prontuários dos pacientes. Trata-se de um estudo descritivo, realizado por meio de uma revisão integrativa da literatura. Foi possível identificar falta de atenção da equipe de enfermagem na realização dos registros e foram encontrados como principais falhas a falta de identificação e carimbo do executor da tarefa, ausência de alguns itens importantes no preenchimento, letras ilegíveis, erros de ortografia, utilização de terminologia incorreta, siglas não padronizadas e sem referências em algum local do prontuário, rasuras e uso de corretivos. É necessário investir em capacitação dos profissionais da saúde buscando qualidade nas anotações de enfermagem para que se possa dar continuidade ao cuidado bem como obter respaldo ético e legal frente aos aspectos jurídicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacyara Almeida Barreto, Universidade de Itaúna

Enfermeira na classificação de riscos em pronto atendimento conforme protocolo de Manchester e Especialista em auditoria nos serviços de enfermagem.

Gilberto Gonçalves de Lima, Universidade de Itaúna

Enfermeiro, Especialista em Enfermagem Gerencial, mestre em Educação Cultura e Organizações Sociais, linha de pesquisa saúde Coletiva, professor da Universidade de Itaúna.

Camila Fernanda Xavier, Universidade de Itaúna

Enfermeira graduada em 2014 na Universidade de Itaúna.

Downloads

Publicado

2016-04-28

Como Citar

Barreto, J. A., Lima, G. G. de, & Xavier, C. F. (2016). Inconsistências das anotações de enfermagem no processo de auditoria. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.917

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura