Lógicas de mobilidade, projetos profissionais e experiências interculturais dos estudantes internacionais no Quebec

Mircea Vultur

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar as lógicas de mobilidade dos estudantes internacionais que estudam no Québec, seus projetos profissionais depois da diplomação e os efeitos culturais dessa experiência. Este artigo demonstra que os motivos de natureza estratégica e “experienciais” se juntam àqueles ligados a um projeto de emigração ao Canadá para sustentar as lógicas de mobilidade dos estudantes. No que se refere aos projetos de carreira após os estudos, observa-se que tais projetos são marcados pela incerteza. Se alguns estudantes consideram permanecer e trabalhar no Canadá ou voltar ao seu país de origem, uma grande maioria tem dificuldades em encontrar um emprego satisfatório e objetivam uma carreira internacional. Em termos de efeitos culturais dos estudos fora do país de origem, destaca-se uma reflexividade mais acentuada, uma acentuação da individualização e a aculturação como dimensão da personalidade.

Palavras-chave


Mobilité des étudiants internationaux, études et projets professionnels, interculturalité, Québec, Canada.



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