Design para empatia: brinquedos e brincadeiras como oportunidade para promover o desenvolvimento emocional

Autores

Palavras-chave:

Design Emocional, Habilidades Sociais, Empatia, Brinquedos, Brincadeiras.

Resumo

Para além da área de design emocional que trabalha com a evocação e prevenção de emoções efêmeras, destacam-se novas pesquisas que tem como foco a experiência afetiva de uma forma mais abrangente e duradoura. Entre elas, destaca-se o design para o bem-estar, que trabalha com tópicos relacionados desenvolvimento humano saudável. A empatia é uma expressão afetiva que viabiliza a compreensão e o compartilhamento das experiências do outro, apresentando-se como habilidade chave para o desenvolvimento social e emocional da criança. Seu desenvolvimento adequado tende a proporcionar importantes habilidades de socialização, influenciando diversas relações sociais, como amor, amizades e trabalho. O objetivo deste artigo consiste em explorar, em nível teórico, formas em que o design pode auxiliar no estímulo da experiência empática em crianças, apresentando, por fim oportunidades de projeto para pesquisadores e designers.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Rech Mandelli, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Roberta Rech Mandelli pesquisa estratégias de design para o desenvolvimento emocional e promoção da experiência empática em crianças. Doutoranda em Design pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), possui Mestrado em Design (2018) pela mesma instituição e Graduação em Design (2014) pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). 

Leandro Miletto Tonetto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Leandro Tonetto pesquisa estratégias de design para a promoção de experiências emocionais e bem-estar dos usuários. Seu foco atulal de pesquisa é a inovação em sistemas de atenção à saúde da criança. Possui Doutorado em Psicologia (2009) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul com período Sanduíche (área de Marketing) na Leeds University Business School (Inglaterra). Realizou um projeto em nível de Pós-doutorado na Delft University of Technology (Holanda), no instituto de Industrial Design Engineering (2011). Atua como professor do Programa de Pós-graduação em Design da Unisinos (2011-atual), integrando o Grupo de Pesquisa em Design Estratégico e Cultura de Projeto. É professor convidado do Instituto de Inovação, Competitividade e Design (IICD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017-atual). É membro do comitê assessor da área de Arquitetura, Urbanismo e Design da CAPES (2017-atual). É Membro da Design Research Society e integrante do board do Special Interest Group em Design for Wellbeing, Hapiness and Health (SIGWELL) (2017-atual).

Downloads

Publicado

2019-03-28

Como Citar

Rech Mandelli, R., & Miletto Tonetto, L. (2019). Design para empatia: brinquedos e brincadeiras como oportunidade para promover o desenvolvimento emocional. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(1), 1–22. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/2727

Edição

Seção

Artigos