Iniciação musical no ensino fundamental: afetividade e aprendizagem

Autores

  • Girlane Moura Hickmann Universidade Federal do Paraná
  • Adolfo Antonio Hickmann Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Projeto Social e Musical. Língua Inglesa. Afeto.

Resumo

Buscando tornar acessível o ensino gratuito de música para a população de baixa renda, foi criado o Projeto Música para Todos, sediado em Teresina, Piauí. A primeira autora deste trabalho participou do referido projeto realizando curso de iniciação à formação de professores de flauta doce soprano e contralto, que era desenvolvido pela Yamaha Musical do Brasil, no programa Sopro Novo. Na mesma época, a referida autora cursava Letras (Inglês) e passou a ministrar aulas de música em uma escola pública da cidade de Teresina, combinando dois conhecimentos (aulas de flauta e inglês), envolvendo afetivamente os alunos no processo, que influenciou no desempenho deles nas demais aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Girlane Moura Hickmann, Universidade Federal do Paraná

Mestre e Doutoranda em Educação na área de Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano pela UFPR; Graduada e Especialista em Língua e Literatura Inglesa pela FIJ-RJ; Educadora com experiência no processo de ensino-aprendizagem de idiomas, em negociações e mediação de conflitos; Pesquisadora das interações professor/aluno, estilos de liderança de educadores, motivação para aprendizagem;  doutoranda em Educação - PPGE/UFPR na Linha de Pesquisa: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Grupo de Pesquisa: Aquisição, aperfeiçoamento e dificuldades da leitura e da escrita.  Atua principalmente nos seguintes temas: aprendizagem das habilidades de leitura, compreensão textual e bilinguismo.

Adolfo Antonio Hickmann, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Letras - Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Salesiana Dom Bosco - FSDB; Mestre e doutorando na Linha de Pesquisa: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Grupo de Pesquisa: Educação Preventiva Integral. Atua principalmente nos seguintes temas: educação, relações interpessoais, Teoria Histórico-Cultural, Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, emoções, vivências, interações, desenvolvimento humano na adolescência, prevenção das violências na escola; professor do curso de Especialização em Assessoria Linguística - ITECNE (Curitiba, 2014-); professor de Produção Textual - Colégio Bom Jesus (Curitiba, 2015-).

Downloads

Publicado

2019-02-28

Como Citar

Hickmann, G. M., & Hickmann, A. A. (2019). Iniciação musical no ensino fundamental: afetividade e aprendizagem. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(1), 1–8. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/2775

Edição

Seção

Artigos