Relações entre a Estima de Lugar e a construção dos Projetos de Vida de jovens adolescentes de escolas públicas de Fortaleza/CE – um estudo avaliativo

Debora Linhares da Silva, Zulmira Áurea Cruz Bomfim

Resumo


Este trabalho, parte da dissertação da autora, busca relações entre Projetos de Vida de jovens adolescentes e a Estima de Lugar destes em relação às escolas em que estudam, corroborados na análise de indicadores afetivos como autoestima, autoeficácia e perspectiva de futuro. Pesquisa de caráter qualitativo, caracterizando-se como um estudo avaliativo. As atividades ocorreram em cinco escolas públicas de Fortaleza, com estudantes de 15 a 17 anos do 1º ao 3º ano do ensino médio. As categorias com maior incidência foram: sucesso profissional, sentimentos potencializadores, bens materiais / financeiros, profissão / formação específica e família. Estes aspectos apontam que as/os jovens mantem sua autoestima quando pensam seus projetos de vida, que sua perspectiva de futuro está associada à realização profissional e que conseguem visualizar a necessidade de investir em si mesmos, evidenciando a autoeficácia. A escola mostra-se o lugar onde poderão construir caminhos diferenciados dos hoje vividos. 


Palavras-chave


Projetos de Vida; Estima de Lugar; Jovens Adolescentes

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