A representação social da felicidade e a sociedade de consumo na visão de jovens universitários

Marcio Acselrad, Felipe Cardoso Vale

Resumo


O presente artigo busca tornar públicos os resultados da pesquisa “O que faz você feliz? – um estudo sobre a felicidade e a sociedade de consumo”, em que, por meio da metodologia de grupo focal, aliada à revisão bibliográfica, buscou-se abordar o tema da felicidade e sua representação social com jovens universitários de Fortaleza, bem como da relação existente entre felicidade e consumo na contemporaneidade. A questão da felicidade encontra-se entre as primeiras que preocuparam os pensadores ocidentais e não foram poucos os que tentaram encontrar respostas. Ainda hoje, ela é alvo de preocupação de psicólogos sociais e psicanalistas. Pudemos, com a escuta de dois grupos focais realizados com estudantes universitários, levantar uma ampla gama de problemas acerca do assunto, bem como lançar esclarecimentos sobre a representação social contemporânea da felicidade em sua relação com a sociedade de consumo.

Palavras-chave: Felicidade. Sociedade de consumo. Representação social. Jovens.


Palavras-chave


Felicidade. Sociedade de consumo. Representação social. Jovens.

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

A Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais é uma publicação eletrônica, mantida pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ). É um periódico aberto, registrado com o ISSN 1809-8908, de acesso livre na internet publicado quadrimestralmente, desde 2006. http://www.seer.ufsj.edu.br