A Educação Popular em Saúde como dispositivo transformador das práticas de produção da saúde no município de Itajaí –SC
Palavras-chave:
Sistema Único de Saúde, Educação em saúde, Centros de Atenção Psicossocial, Paulo Freire, Pesquisa QualitativaResumo
A pesquisa retrata experiências oportunizadas por uma Residência Multiprofissional em Saúde da Família, com objetivo de compreender como os usuários da Rede de Atenção Psicossocial experienciam práticas de Educação Popular em Saúde (EPS). Trata-se de um estudo qualitativo, tendo como perspectiva metodológica a pesquisa intervenção. Envolveu sujeitos participantes usuários de um Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas. No trabalho são relatadas alguns caminhos e experiências em EPS e seus desdobramentos refletidos com base em uma perspectiva histórico-crítica através dos conceitos de Alteridade e Humildade. Conclui-se que as intervenções em EPS tiveram potencial de transformação das práticas de produção da saúde pelo fato de possibilitar a construção de relações sociais pautadas por valores orientados para uma ética do diálogo, alteridade e solidariedade, e por construir em coletivo uma concepção de mundo capaz de tensionar com as forças de alienação e produção de sofrimento.
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Declaro que o trabalho submetido à Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, mantido pelo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial e pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (LAPIP/PPGPSI/UFSJ), não foi publicado previamente e comprometo-me a não submetê-lo a outra publicação enquanto estiver em processo de avaliação nem após publicado por essa revista.
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