O adolescente em cumprimento de medida socioeducativa e sua inserção escolar

Sanyo Drummond Pires, Myrian de Moraes Sarmento, Marianna Florentina Lima Alves de Oliveira Drummond

Resumo


Embora o tema da inclusão escolar venha ganhando espaço nos últimos anos, a questão específica da inclusão escolar de menores que cumprem medidas socioeducativas ainda carece de estudos empíricos em nosso país. O presente estudo procurou identificar as construções discursivas ligadas ao processo de reinserção escolar de alunos em cumprimento de medidas socioeducativas. Para isso foram realizadas entrevistas com os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, os representantes das escolas que receberam as matrículas desses adolescentes, e dos responsáveis técnicos da instituição que acompanha o cumprimento da medida. Verificou-se um elevado grau de discriminação dos adolescentes no contexto escolar e a estruturação de discursos que culpabilizam os próprios adolescentes pela discriminação que sofrem.


Palavras-chave


Inserção escolar. Medidas socioeducativas. Preconceito.

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