Conhecer e intervir: as relações equipe-família no CPP de Nova Lima

Autores

  • Roberta Carvalho Romagnoli Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Palavras-chave:

pesquisa-intervenção, processos de subjetivação, família, esquizoanálise

Resumo

Este texto apresenta uma pesquisa-intervenção, financiada pela Fapemig, que problematizou as relações equipe-família, evidenciando o que dificulta a participação da família no tratamento dos usuários do Centro Psicopedagógico Renato de Avelar (CPP) de Nova Lima. A esquizoanálise apresenta-se como teoria e a cartografia como ferramenta metodológica deste estudo. Foram usados para a coleta de dados/intervenção: assembleias gerais; assembleias parciais; entrevistas com os profissionais e com os familiares; observação dos projetos; supervisão e grupo de estudos com a equipe que atende à famílias. Todo o processo buscou a construção de outra relação com a família. Os resultados evidenciam a complexidade dessa relação, ressaltando a falta de formação profissional para se trabalhar com famílias e a dificuldade do trabalho em rede.

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Como Citar

Romagnoli, R. C. (2014). Conhecer e intervir: as relações equipe-família no CPP de Nova Lima. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 8(2), 148–156. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/527

Edição

Seção

Artigos