Na impossibilidade da palavra, o ato: adolescência e a lei

Autores

  • Vanda Valle de Figueiredo Ferreira Universidade Vila Velha, Vila Velha, ES
  • Renata Goltara Liboni Vescovi Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Palavras-chave:

atos infracionais, adolescentes, Psicanálise.

Resumo

O atual estudo teve como objetivo investigar a lógica subjacente ao ato infracional praticado por adolescentes em conflito com a lei, margeando duas áreas do saber: a Psicanálise e o Direito. Optou-se por um estudo de caso a partir da análise do texto de Jean Genet, intitulado A criança criminosa (1958/2007). Adotou-se, para o tratamento dos dados, a abordagem qualitativa, sendo o texto submetido ao método de análise de conteúdo proposto por Bardin (1977/1991). Foram definidas cinco categorias temáticas para extrair do artigo os elementos textuais que elucidassem o sentido do ato infracional. Verificou-se que a lógica que o sustenta é a da reivindicação por um “olhar” que possa dar algum lugar subjetivo ao seu autor. O enfraquecimento dos referenciais simbólicos contemporâneos – sobretudo a função paterna – aliado a uma ausência de políticas públicas sociais que garantam algum lugar para os jovens na sociedade neoliberal contribuem para a reincidência dos mesmos no caminho da delinquência.

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Biografia do Autor

Renata Goltara Liboni Vescovi, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Graduada em Psicologia pela UVV (Universidade de Vila Velha) e mestranda do Programa de Psicologia Social da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Como Citar

Ferreira, V. V. de F., & Liboni Vescovi, R. G. (2014). Na impossibilidade da palavra, o ato: adolescência e a lei. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 8(2), 206–214. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/533

Edição

Seção

Artigos