Impacto biopsicossocial da perda dentária em trabalhadores brasileiros de área rural

Autores

  • Patrícia Morgana Hordonho Santillo Faculdade de Odontologia do Recife, Pernambuco (FOR/PE)
  • Cristiano Moura Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB
  • Renata de Souza Coelho-Soares Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, PB
  • Estela Santos Gusmão Faculdade de Odontologia de Pernambuco, Camaragibe, PE
  • Paulo Cesar Oliveira Santos Universidade de Pernambuco, Santo Amaro, PE

Palavras-chave:

perda dentária precoce, impacto biopsicossocial, população rural.

Resumo

As perdas dentárias podem diminuir a capacidade mastigatória, limitando o consumo de alimentos, como também afetar a fonação e a estética, originando alterações físicas e psicológicas, o que pode comprometer a qualidade de vida dos indivíduos afetados. Este estudo teve como objetivo caracterizar os impactos biopsicossociais com repercussão na qualidade de vida percebidos por trabalhadores brasileiros de áreas rurais em decorrência da perda dentária. Foram entrevistados 186 trabalhadores, maiores de 18 anos, de uma usina de açúcar da área rural da cidade de Catende/PE entre setembro e novembro de 2010. Na avaliação da condição de saúde bucal, utilizou-se o questionário Oral Health Impact Profile, versão reduzida (OHIP-14), e o índice de dentes cariados, perdidos e obturados (CPO-D). Os resultados indicaram que as perdas dentárias produziram impactos funcionais, físicos, psicológicos e sociais nos indivíduos investigados, com variação na intensidade do impacto de acordo com a quantidade de perdas medida pelo CPO-D.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Morgana Hordonho Santillo, Faculdade de Odontologia do Recife, Pernambuco (FOR/PE)

Professora Titular de Odontologia Social, Faculdade de Odontologia do Recife, Pernambuco (FOR/PE). Mestre em Saúde Coletiva, Faculdade de Odontologia de Pernambuco, Universidade de Pernambuco (FOP/UPE).

Downloads

Como Citar

Santillo, P. M. H., Moura, C., Coelho-Soares, R. de S., Gusmão, E. S., & Santos, P. C. O. (2014). Impacto biopsicossocial da perda dentária em trabalhadores brasileiros de área rural. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 8(2), 233–247. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/536

Edição

Seção

Artigos