Encontros de Psicologia Jurídica: Reflexões Sobre a Práxis desse Campo de Atuação no Brasil

Autores

  • Natália Bernardes Palazzo Buiatti Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Caio César Souza Camargo Próchno Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • João Luiz Leitão Paravidini Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Palavras-chave:

Psicologia Jurídica, encontros psicologia, sistema de justiça, Psicologia e Práxis.

Resumo

A Psicologia Jurídica, um importante campo profissional no Brasil, traz peculiaridades que respondem à complexidade da Justiça e da Segurança brasileira. Este artigo analisa os temas abordados no “I Congresso de Psicologia Jurídica: uma interface com o Direito”, em 2009, fazendo uma análise de seus Anais. Dentro dos procedimentos de análise, propõe-se uma classificação temática dos trabalhos apresentados, levando em consideração outras classificações publicadas anteriormente. Tal análise visa a retratar os assuntos que emergem da prática nessa área e que são propostos como tema de discussão e debate. Uma das conclusões é que o debate teórico não parece ser tão amplo quanto a prática. Poucos eventos e estudos pouco convergentes apontam para uma prática que ainda demonstra dificuldades em se encontrar.  Propõe-se, ainda, uma reflexão sobre o desenvolvimento e atualidade da Psicologia Jurídica no Brasil, segundo o conceito marxista de Práxis, chamando a atenção para o risco de uma prática alienada nesse campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Bernardes Palazzo Buiatti, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Caio César Souza Camargo Próchno, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP, Pós-Doutor pela Universidade de Leipzig-Alemanha. Professor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

João Luiz Leitão Paravidini, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas, Professor Associado do Instituto de Psicologia Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

Buiatti, N. B. P., Próchno, C. C. S. C., & Paravidini, J. L. L. (2014). Encontros de Psicologia Jurídica: Reflexões Sobre a Práxis desse Campo de Atuação no Brasil. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 9(1), 50–56. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/828

Edição

Seção

Artigos