Relação entre Status Social Subjetivo e Esquemas de Gênero do Autoconceito em Jogadores de Futebol

Autores

  • Thiago Emannuel Medeiros Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Elisa Pinheiro Ferrari Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Fernando Luiz Cardoso Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

status social subjetivo, esquemas de gênero, atletas, futebol.

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar a relação do status social subjetivo com os esquemas de gênero do autoconceito em jogadores de futebol. Participaram deste estudo 152 atletas do sexo masculino, de 14 a 20 anos, em período de formação esportiva no futebol. Esses indivíduos responderam a um inventário sobre os esquemas de gênero e a uma escala sobre a autopercepção de status. Verificou-se que os goleiros apresentaram maior percepção de status comparados aos jogadores de outras posições. Também foi observado que a maioria dos jogadores está insatisfeita com o seu status. Com relação aos esquemas de gênero, entre os atletas estudados, 58,5% (n=89) são isoesquemáticos, 36,2% (n=55) heteroesquemáticos masculinos e 5,3% (n=08) heteroesquemáticos femininos. Observou-se que, dentre os fatores dos esquemas de gênero avaliados, a racionalidade, o egocentrismo, a sensibilidade, a integridade, a emotividade e a ousadia estão relacionados ao status dos jogadores. Novos estudos são necessários para melhor entender a influência do nível de previsibilidade de cada função dentro de campo em relação ao status social subjetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Emannuel Medeiros, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestrando em Ciências do Movimento Humano. Universidade do Estado de Santa Catarina. Graduado em Educação Física Licenciatura (2010) e Bacharelado (2011) pela Universidade Estadual do Centro Oeste UNICENTRO.

Elisa Pinheiro Ferrari, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Fernando Luiz Cardoso, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor Doutor. Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano.

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

Medeiros, T. E., Ferrari, E. P., & Cardoso, F. L. (2014). Relação entre Status Social Subjetivo e Esquemas de Gênero do Autoconceito em Jogadores de Futebol. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 9(1), 106–117. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/832

Edição

Seção

Artigos