Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS): Reflexões Críticas Sobre Ações e Dilemas Profissionais

Autores

  • Maisa Elena Ribeiro Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Raquel Souza Lobo Guzzo Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

psicologia crítica, psicologia e políticas públicas, Sistema Único de Assistência Social, psicologia social da libertação, psicologia comunitária.

Resumo

Este trabalho visa a problematizar a inserção e atuação do psicólogo no SUAS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa fundamentada no Materialismo Histórico Dialético. Foram analisadas as referências técnicas do CFP e registros de diários de campo de eventos públicos sobre o tema. As análises explicitaram as contradições entre o que é proposto na legislação e referências técnicas com o que é vivenciado pelos profissionais. Dentre os problemas, estão: formação em psicologia e reprodução de práticas hegemônicas, falta de espaços para reflexão da prática e condições e vínculos de trabalho precarizados. No entanto, apesar desses problemas, a pesquisa identificou práticas convergentes com as demandas do SUAS como: inserção na comunidade, intervenções grupais e algumas estratégias de superação dos problemas por meio da organização coletiva e participação política. A partir dessas análises, propõem-se a Psicologia Comunitária e a Psicologia Social da Libertação como referenciais para subsidiar a atuação do psicólogo no SUAS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maisa Elena Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduada em Psicologia pela PUC Minas, Mestre em Psicologia pela PUC Campinas, no grupo de pesquisa Avaliação e Intervenção psicossocial: prevenção, comunidade e libertação.

Raquel Souza Lobo Guzzo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em Estudos Comunitários e Prevenção pela University of Rochester, USA. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

Ribeiro, M. E., & Guzzo, R. S. L. (2014). Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS): Reflexões Críticas Sobre Ações e Dilemas Profissionais. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 9(1), 83–96. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/837

Edição

Seção

Artigos