As Crianças e o Lazer em Família

Autores

  • Michelle Araújo Rocha Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Luciana Karine de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

lazer, crianças, família.

Resumo

São raros os trabalhos nacionais que tratam da relação entre família, criança e lazer. O presente trabalho descreve como crianças vivenciam o lazer com suas famílias. Participaram 41 crianças do quinto ano do Ensino Fundamental: a primeira metade delas de escolas públicas, enquanto a outra metade estuda em escolas privadas da cidade de Belo Horizonte. As crianças responderam a questões sobre o lazer em família, nos finais de semana, e a intensidade de insistência dos pais nas atividades descritas, bem como o gosto por elas. As crianças da escola privada citaram com mais frequência: comer fora de casa, ir ao shopping e ir ao clube. Ir ao parque municipal foi citado apenas por crianças da escola pública. São resultados que apontam diferenças na vivência do lazer em família, permeadas pelo nível socioeconômico das mesmas. O lazer da criança com sua família ainda está bastante atrelado ao que os pais preferem, bem como ao tempo livre dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Araújo Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Psicóloga. Mestre em Estudos do Lazer pelo PPGIEL da UFMG.

Luciana Karine de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Psicóloga. Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente permanente no PPGIEL da UFMG. Pós-doutoranda PNPD-CAPES na UFRGS.

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

Rocha, M. A., & Souza, L. K. de. (2014). As Crianças e o Lazer em Família. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 9(1), 64–72. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/838

Edição

Seção

Artigos