A universidade e a reforma psiquiátrica: fios e desafios

Autores

  • Maria Stella Brandão Goulart Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Celso Renato Silva PUC Minas
  • Eliane Rodrigues da Silva Prefeitura de Belo Horizonte

Palavras-chave:

Reforma Psiquiátrica, universidade, psicologia, saúde mental.

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre as relações entre universidade e Reforma Psiquiátrica dentro do enquadramento da Psicologia brasileira. Para tanto, evocaremos alguns dados relativos à atualidade e história da assistência/atenção em saúde mental e da formação em psicologia e algumas conclusões da pesquisa “As instituições universitárias e a construção da reforma psiquiátrica mineira nas décadas de 60, 70 e 80” (Goulart, 2007), finalizada em 2007. Seus resultados se pautaram em fontes documentais e orais mineiras. Assim, serão enfocadas as tensões e conexões possíveis entre os projetos de formação emergentes nos centros de formação em psicologia e a gestão da Reforma Psiquiátrica, procurando apontar para as possibilidades – já ocorridas e as atuais - de constituição de uma cultura profissional crítica que respalde a Reforma Psiquiátrica.

 

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Stella Brandão Goulart, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

É psicóloga social, com Doutorado em Ciências Humanas Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo realizado a pesquisa de tese durante estágio na Università degli Studi di Bologna e no Instituto Gian Franco Minguzzi (Bologna, Itália). Leciona atualmente na UFMG, onde exerce também a coordenação do Programa de Extensão em Atenção à Saúde Mental (PASME).

Celso Renato Silva, PUC Minas

Possui graduação em Psicologia pela PUC Minas (2007). Especialização em Teoria Psicanalítica pela PUC Minas certificado pelo Conselho Federal de Psicologia (2010). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG (2013). Atualmente é coordenador CERSAM Betim Central. Coordena também o curso de Pós-graduação lato sensu intitulado Saúde Mental: política, clínica e práxis ofertado pelo IEC PUC Minas.

Eliane Rodrigues da Silva, Prefeitura de Belo Horizonte

Mestranda em Psicologia Social na Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Psicologia pela PUC Minas (2008). Psicóloga e pesquisadora nas áreas de Saúde Mental e Medidas Socioeducativas. Trabalha atualmente na Prefeitura de Belo Horizonte, no Centro de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS), no acompanhamento de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e em consultório particular.

Downloads

Publicado

2016-05-12

Como Citar

Brandão Goulart, M. S., Silva, C. R., & da Silva, E. R. (2016). A universidade e a reforma psiquiátrica: fios e desafios. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 10(2), 368–381. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/Brand%C3%A3o%20Goulart%2C%20Silva%2C%20da%20Silva

Edição

Seção

Artigos