Inserção de alunos em empreendimento solidário na educação integral para o desenvolvimento local

Adriane Drummond de Almeida Ciodaro, Ediméia Maria Ribeiro de Mello

Resumo


Este artigo refere-se a uma pesquisa que visou fundamentar uma metodologia de formação para a implementação de uma educação econômica no contexto da educação integral, instituída pelo Decreto nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010, que dispõe sobre o Programa Mais Educação, de âmbito nacional. Suas reflexões estão baseadas em pesquisa realizada para o mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA. Vinculada à área de Educação, propõe uma inovação social, aprimorando uma formação já oferecida em uma escola pública de Belo Horizonte, de 2009 a 2012. A pesquisa de campo abrangeu pesquisador, gerências e professores comprometidos com a educação integral, e lideranças do Movimento da Economia Solidária. A apropriação dos resultados apoiou-se na análise do discurso segundo Pêcheux (1997). Formulou-se um produto técnico, na forma de uma metodologia de formação para adolescentes na educação integral, visando constituir um empreendimento pautado nos princípios da Economia Solidária. A proposta, estruturada numa sequência de oficinas que privilegie a inserção dos alunos nas comunidades vizinhas à escola, busca o empoderamento comunitário e o desenvolvimento local.


Palavras-chave


Educação Integral; Educação Econômica; Economia Solidária; Empoderamento; Desenvolvimento Local.

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