A fonte que nunca seca: o trabalho cotidiano de mulheres com a água no Semiárido

Autores

  • Maria Inácia D'Avila Neto UFRJ-EICOS
  • Gabriel de Sena Jardim EICOS-UFRJ

Palavras-chave:

Gênero e Água, Participação e Desenvolvimento, Trabalho Feminino, Técnicas corporais, Políticas Públicas.

Resumo

O presente trabalho constitui uma reflexão sobre metodologias participativas aplicadas a famílias beneficiadas por projetos relativos a políticas públicas de desenvolvimento, em regiões onde há escassez de água. O estudo tem foco nas mulheres do interior da Paraíba, estado do Nordeste brasileiro, numa região do semiárido. A abordagem foi elaborada a partir dos questionamentos da metodologia participativa feminista, levando em consideração as questões de gênero na utilização da água, apoiando-se nos estudos culturais do cotidiano e na crítica que se funda na “colonialidade” da dimensão do desenvolvimento, que, muitas vezes, não contempla o trabalho feminino, mantidas as tarefas tradicionais, consideradas “naturais” para a mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Inácia D'Avila Neto, UFRJ-EICOS

Professora de Pós-Graduação, Programa EICOS/UFRJ Cátedra UNESCO de Desenvolvimento Durável, UFRJ/EICOS Coordenadora do grupo de pesquisas Laboratório de Imagens (Diretório CNPq).

Gabriel de Sena Jardim, EICOS-UFRJ

Doutor em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, integrante do grupo de pesquisas Laboratório de Imagens.

Downloads

Publicado

2016-02-08

Como Citar

D’Avila Neto, M. I., & Jardim, G. de S. (2016). A fonte que nunca seca: o trabalho cotidiano de mulheres com a água no Semiárido. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 10(1), 155–169. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/D%27Avila%20Neto%2C%20Jardim

Edição

Seção

Artigos