Desafios éticos na prática em comunidade: (des)encontros entre a pesquisa e a intervenção

Autores

  • Maria de Fátima Quintal de Freitas Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Coordenadora do Núcleo de Psicologia Comunitária, Educação e Saúde (NUPCES-PPGE/CNPq).

Palavras-chave:

Investigação-intervenção em Psicologia Social Comunitária, Ética e práticas comunitárias, Relação profissional-comunidade.

Resumo

O presente trabalho analisa as relações entre os processos de investigação e de intervenção no campo comunitário, enfatizando duas questões centrais: a) se a investigação (pesquisa) deve conduzir a ações que também sejam comprometidas com a realidade e a transformação social; e b) se o processo de intervenção em comunidade gera conhecimentos socialmente relevantes. Para isso procede-se a uma reflexão sobre os dilemas e desafios éticos que estão presentes nas práticas comunitárias: a) relacionados às exigências metodológicas e de produção de conhecimento; b) ligados à “sensibilidade cotidiana e histórica”. Indaga-se se a intervenção psicossocial capta os processos de participação e conscientização. Finaliza-se com uma exposição de aspectos importantes para a congruência metodológica e política entre intervenção e investigação psicossocial em comunidade, na perspectiva da Psicologia Social Comunitária Latino-Americana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Quintal de Freitas, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Coordenadora do Núcleo de Psicologia Comunitária, Educação e Saúde (NUPCES-PPGE/CNPq).

Pós-Doutora em Psicologia Comunitária (ISPA, Lisboa e Universidade do Porto, Portugal). Mestre e Doutora em Psicologia Social (PUC-SP). Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Coordenadora do Núcleo de Psicologia Comunitária, Educação e Saúde (NUPCES-PPGE/CNPq).

Downloads

Publicado

2016-05-12

Como Citar

Freitas, M. de F. Q. de. (2016). Desafios éticos na prática em comunidade: (des)encontros entre a pesquisa e a intervenção. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 10(2), 242–253. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/Freitas

Edição

Seção

Dossiê Psicologia Comunitária