A sucata como avesso complementar da contemporaneidade

Autores

  • Gisele Gonçalves Melles de Oliveira Universidade Estadual Paulista - Assis/SP

Palavras-chave:

Sucata, Método, Ressignificação, Contemporâneo.

Resumo

Este artigo objetiva discutir os significados da sucata na contemporaneidade, apresentando o relato de uma experiência com sucata em oficina de criação espontânea, realizada em uma universidade, como parte de uma investigação sobre os sentidos atribuídos à sucata. Propõe-se, então, a sucata – cujo significado etimológico é objeto sem valor – e as relações que ela mantém, tanto no plano econômico quanto no plano das relações sociais, como objeto e, também, como método de investigação científica. Observamos que a sucata deixa de ser apenas um objeto sem valor para se tornar um meio, um caminho que abre possibilidades de leituras de mundo, de interferências no mundo, de desdobramentos, de vias de escape. Conclui-se, assim, que em toda sua complexidade, a sucata da história (história pessoal e social), pode proporcionar, por meio de sua característica maior – a falta de significado –, a possibilidade de ressignificação, tornando-se um modo, um método, às avessas, em negativo, do contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Gonçalves Melles de Oliveira, Universidade Estadual Paulista - Assis/SP

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora do Curso de Psicologia, UNESP-Assis/SP. Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar.

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Doutora em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Downloads

Publicado

2016-05-12

Como Citar

Melles de Oliveira, G. G. (2016). A sucata como avesso complementar da contemporaneidade. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 10(2), 397–404. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/Melles%20de%20Oliveira

Edição

Seção

Artigos