A utilização da matriz lógica em projetos sociais

Autores

  • Marcelo Sant' Anna Pereira Centro de Atendimento e Inclusão Social

Palavras-chave:

Enfoque Matriz Lógica. Projetos e Programas Sociais. Políticas Públicas.

Resumo

Dentre as várias ferramentas de gestão de projetos utilizadas hoje no Brasil e no mundo, o Logical Framework Approach (Enfoque Matriz Lógica) se destaca pela maneira como ajuda, desde o início da concepção do projeto, a focar o objetivo a atingir e a criar condições de gerenciar, de maneira clara, a eficiência, eficácia e efetividade do projeto, além dos riscos externos para a sua realização. Esse artigo busca conhecer a Matriz Lógica por meio de revisão bibliográfica, ele demonstra sua aplicabilidade em um projeto real proposto por uma Organização Não-Governamental para captação de recursos através do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) e discute sua utilização, seus efeitos, suas virtudes e seus vícios no contexto das Políticas Públicas e, mais especificamente, do Terceiro Setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Sant' Anna Pereira, Centro de Atendimento e Inclusão Social

Psicólogo do Centro de Atendimento e Inclusão Social graduado pela UFMG; Especialista em Teoria Psicanalítica pela UFMG e Pós-Graduação em Gestão de Programas e Projetos Sociais pelo Centro Universitário UNA.

Downloads

Publicado

2016-05-12

Como Citar

Pereira, M. S. A. (2016). A utilização da matriz lógica em projetos sociais. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 10(2), 327–339. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/Pereira

Edição

Seção

Artigos