Inserção profissional de travestis no mundo do trabalho: das estratégias pessoais às políticas de inclusão¹

Autores

  • Lincoln de Oliveira Rondas Centro Universitário UNA
  • Lucília Regina de Souza Machado Centro Universitário UNA

Palavras-chave:

Travestis, inserção profissional, inclusão social.

Resumo

Busca-se, neste artigo, analisar resultados de uma pesquisa sobre a inserção de travestis no mundo do trabalho.  Em diálogo com a literatura especializada e a partir de doze depoimentos colhidos, são focalizados aspectos da relação entre travestis e o mundo do trabalho, especialmente os embaraços, estorvos ou impedimentos às suas aspirações e realizações profissionais. Foi dada atenção às estratégias pessoais que elas desenvolvem para a superação desses obstáculos. Dois modelos teóricos de estratégia de inserção profissional serviram de referência, o paradigma defensivo e o ofensivo. Pretendeu-se, assim, dar visibilidade às dificuldades que esse segmento sociocultural encontra frente ao mercado de trabalho na busca da realização das suas aspirações profissionais e discutir ações de políticas públicas que possam promover seu acesso à capacitação, ao emprego, fortalecendo sua aceitação social pela sociedade.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lincoln de Oliveira Rondas, Centro Universitário UNA

Graduado em Letras (UFMG) e Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local (UNA). É professor da rede estadual de educação de Minas Gerais.

Lucília Regina de Souza Machado, Centro Universitário UNA

Socióloga (UFMG), Mestre em Educação (UFMG), Doutora em Educação (PUC-SP) e Pós-doutora em Sociologia do Trabalho (IRESCO-CNRS, Paris). É professora do Programa de Pós-graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA.

Downloads

Como Citar

Rondas, L. de O., & Machado, L. R. de S. (2016). Inserção profissional de travestis no mundo do trabalho: das estratégias pessoais às políticas de inclusão¹. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 10(1), 191–204. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/Rondas%2C%20Machado

Edição

Seção

Artigos