Afeto, memória, luta, participação e sentidos de comunidade

Autores

  • Samira Lima da Costa Instituto de Psicologia da UFRJ
  • Carlos Roberto de Castro e Silva da Universidade Federal de São Paulo, Baixada Santista (UNIFESP)

Palavras-chave:

Sentidos de Comunidade, Afeto, Luta, Memória, Participação Social.

Resumo

O texto tem como objetivo central promover uma discussão acerca da produção dos sentidos de comunidade a partir dos afetos, da memória coletiva e da luta comunitária, considerando diferentes formas de participação social e seus elementos potencializadores. Utiliza de forma ilustrativa para a discussão duas experiências distintas (um grupo de integrantes de uma OnG e um grupo de pescadores artesanais). A reflexão se conduz em torno das potências comunitárias geradas, evidenciadas e fortalecidas pelos processos grupais de produção de sentidos de comunidade. As experiências de afetos, das memórias individuais e coletivas, das lutas, das intrigas e desavenças, das coesões e das coerções, da cotidianidade e da participação social apoiam a produção de movimentos coletivos – não sem embates e enfrentamentos internos. A perspectiva da comunidade é compreendida a partir da inevitável correlação de forças que atuam em um coletivo, produzindo tensões, negociações, convergências e divergências, aglutinações duradouras e temporárias. Os sentidos de comunidade, portanto, se compõem a partir da permeabilidade e fluidez do grupo, por um lado, e da coesão e força, por outro, favorecendo a identificação de problemas em comum e a luta coletiva por soluções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samira Lima da Costa, Instituto de Psicologia da UFRJ

Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social do Instituto de Psicologia da UFRJ. Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (UFRJ, 2008). Mestre em Metodologia de ensino (UFSCar, 2002); Especialista em Saúde Coletiva (UFSCar, 1996).

Carlos Roberto de Castro e Silva, da Universidade Federal de São Paulo, Baixada Santista (UNIFESP)

Professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo, Baixada Santista (UNIFESP). Pós-Doutor em Ciências Sociais pela University of Western Ontario, Canadá (2006). Doutor em Psicologia Social (USP, 2004). Mestre em Psicologia Social (PUC-São Paulo, 1998). Especialista em Saúde Coletiva (USP).

Downloads

Publicado

2016-05-12

Como Citar

da Costa, S. L., & de Castro e Silva, C. R. (2016). Afeto, memória, luta, participação e sentidos de comunidade. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 10(2), 283–291. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/da%20Costa%2C%20de%20Castro%20e%20Silva

Edição

Seção

Dossiê Psicologia Comunitária