As Implicações dos contextos de Vulnerabilidade Social no Desenvolvimento Infantojuvenil: da Família à Assistência Social

Autores

  • Aline Juliana Nunes da Silva UNIFAVIP-DeVry
  • Rafaela Rocha da Costa Universidade Federal da Paraíba
  • Arles Monaliza Rodrigues Nascimento UNIFAVIP/DeVry

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantojuvenil, Vulnerabilidade Social, Famílias, Assistência Social.

Resumo

O presente artigo versa sobre as implicações dos contextos de vulnerabilidade social no desenvolvimento infantojuvenil, considerando o papel da família e das políticas de assistência social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com dados coletados pela técnica da história oral de vida e submetidos à Análise de Conteúdo Temática. A amostra foi composta por sete jovens com idades variando entre 18 e 29 anos, sendo apenas um do sexo masculino. A violência doméstica e as relações afetivas fragilizadas foram identificadas como os principais contextos de vulnerabilidade vivenciados. Entre as estratégias de enfrentamento mais utilizadas estão a oportunidade de ir à escola e a rede mútua de ajuda. Os projetos de vida incluem conseguir emprego e concluir os estudos. Os serviços mais acessados pelos jovens e sua família foram o Programa Bolsa Família (PBF) e atividades de geração e renda, mas estes destacaram os atrasos e falta de informações sobre os serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Juliana Nunes da Silva, UNIFAVIP-DeVry

Psicóloga da ASPP (Ação Social Paróquia Palmares),  graduada em Psicologia (2018) pela UNIFAVIP-DeVry.

Rafaela Rocha da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Psicologia (2012) pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Psicologia Social pelo Programa de Pós-graduação da UFPB (2015), Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UFPB, membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos sobre o Desenvolvimento da Infância e Adolescência (NUPEDIA/UFPB) e atuou como professora no curso de Psicologia da UNIFAVIP-DeVry.

Arles Monaliza Rodrigues Nascimento, UNIFAVIP/DeVry

Graduada em Psicologia pela UNIFAVIP/DeVry (2016), Mestranda em Psicologia pela UFPE e Especializanda em Saúde Pública pela UNIFAVIP/DeVry.

Downloads

Publicado

2019-06-12

Como Citar

da Silva, A. J. N., Costa, R. R. da, & Nascimento, A. M. R. (2019). As Implicações dos contextos de Vulnerabilidade Social no Desenvolvimento Infantojuvenil: da Família à Assistência Social. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(2), 1–17. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e2799

Edição

Seção

Artigos