Concepções da deficiência: Embates entre versões ocidentais e contemporâneas em Moçambique

Autores

  • Alexandra Justino Simbine Universidade Eduardo Mondlane

Palavras-chave:

Deficiências, Psicologia, Sócio-Espiritual, Cultura

Resumo

O presente artigo tem por finalidade discutir as práticas profissionais de psicologia em Moçambique, especialmente no campo da deficiência, num contexto em que as crenças tradicionais são carregadas como marcas que se estabelecem nas relações interpessoais. Buscaremos as possíveis articulações entre os conhecimentos ocidentais, ditos "globais" e os conhecimentos tradicionais moçambicanos, ditos "locais”.

Para ampliar nossas reflexões nos apoiamos nas buscas bibliográficas de autores como Altuna, Despret, Latour, Hawary, Saada, Mia Couto, Chiziane. Esses autoteres nos ajudaram a estender os horizontes e detalhar com mais vagar a questão da deficiência e suas relações com os antepassados, às crenças e a cultura. As narrativas que por opção designamo-las de relatos e memórias nos permitiram colher mais informações sobre as diferentes concepções da deficiência na sociedade moçambicana e foram usadas como forma de produção de conhecimentos. As entrevistas nos permitiram abordar algumas práticas profissionais de psicologia em Moçambique. Podemos aprender durante este processo de escrita que há sempre um perigo quando a história é contada de um lado apenas. Concluímos que precisamos partilhar os conhecimentos ocidentais assim como os tradicionais moçambicanos de modo que nos seja possível ter uma prática profissional mais acessível e acolhedora. E dessa, produzir conhecimentos que sejam "glocais", isto é, que articulem o local e o global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Justino Simbine, Universidade Eduardo Mondlane

Psicologia

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Simbine, A. J. (2020). Concepções da deficiência: Embates entre versões ocidentais e contemporâneas em Moçambique. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 15(4), 1–11. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3109

Edição

Seção

Artigos