Periferia, violência e estigma sob o enfoque da promoção da saúde: relato de experiência

Autores

  • Suelem Maria Santana Pinheiro Ferreira Universidade do Estado da Bahia
  • Carla Maria Lima Santos
  • Carla Santos Almeida
  • Airton Viniccius Oliveira Moreira
  • Juliana Costa dos Santos Borges
  • Polliana Alves de Oliveira
  • Rafaela Silva Santos

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Estigma social, Planejamento em saúde, Educação Profissional em Saúde Pública

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar uma experiência de enfrentamento do estigma e preconceito, resultantes do pertencimento a uma comunidade periférica permeada pela violência, através do fortalecimento da identidade na comunidade de Mata Escura, Salvador-BA. As experiências partiram do componente curricular Programa de Integração Academia Serviço e Comunidade (PIASC), da Universidade do Estado da Bahia. As atividades ocorreram durante três semestres, abrangendo territorialização, diagnóstico situacional, planejamento estratégico situacional e intervenção comunitária. As intervenções foram desenvolvidas com jovens de uma escola estadual, com participação da Unidade Básica de Saúde e equipamentos sociais. Foram evidenciados aspectos históricos, sociais e lutas do bairro, além da problematização do contraste entre o estereótipo da comunidade e sua dinâmica cotidiana, raízes e potencialidades, com protagonismo dos moradores na construção das atividades. As experiências contribuíram para a formação interdisciplinar, humanizada, crítica-reflexiva dos discentes. Para a comunidade de Mata Escura, estimularam a reflexão sobre a identidade social e de pertencimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-03-15

Como Citar

Pinheiro Ferreira, S. M. S., Santos, C. M. L., Almeida, C. S., Moreira, A. V. O., Borges, J. C. dos S., de Oliveira, P. A., & Santos, R. S. (2021). Periferia, violência e estigma sob o enfoque da promoção da saúde: relato de experiência. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 16(1), 1–12. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3169

Edição

Seção

Artigos