O ensino da ética em Psicologia Comunitária em Minas Gerais: notas sobre a formação profissional

Fernando Santana Paiva, Amata Xavier Medeiros, Mariana Almeida, Kissila Teixeira Mendes, Telmo Mota Ronzani, Pedro Henrique Costa, Marina Fernandes Lourenço, Matheus Costa Xisto

Resumo


O presente estudo é parte de um projeto realizado em diferentes países da América Latina, que tem como objetivo compreender como a dimensão ética se manifesta na formação em Psicologia Comunitária (PC). Para tanto foram analisados 23 ementas e planos de ensino desta disciplina ofertada em cursos de Psicologia de instituições públicas e privadas de Minas Gerais (MG). Foram realizadas ainda 06 entrevistas semiestruturadas com professores de PC e 03 grupos focais com graduandos em Psicologia. Os resultados encontrados confirmam a existência de diferentes abordagens teórico-metodológicas no âmbito da PC, apontam para a convergência entre os docentes em propiciar o ensino da ética a partir de preceitos participativos e dialógicos no âmbito comunitário, mas também algumas dificuldades para a apreensão deste debate entre os estudantes. Destacamos a importância em se explicitar as especificidades da ética em PC, bem como a relevância de constantes revisões no processo formativo na área.   


Palavras-chave


ética; psicologia comunitária; capacitação profissional.

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