O ensino da ética em Psicologia Comunitária em Minas Gerais: notas sobre a formação profissional

Autores

  • Fernando Santana Paiva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Amata Xavier Medeiros Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Mariana Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Kissila Teixeira Mendes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Telmo Mota Ronzani Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Pedro Henrique Costa Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marina Fernandes Lourenço Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Matheus Costa Xisto Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

ética, psicologia comunitária, capacitação profissional.

Resumo

O presente estudo é parte de um projeto realizado em diferentes países da América Latina, que tem como objetivo compreender como a dimensão ética se manifesta na formação em Psicologia Comunitária (PC). Para tanto foram analisados 23 ementas e planos de ensino desta disciplina ofertada em cursos de Psicologia de instituições públicas e privadas de Minas Gerais (MG). Foram realizadas ainda 06 entrevistas semiestruturadas com professores de PC e 03 grupos focais com graduandos em Psicologia. Os resultados encontrados confirmam a existência de diferentes abordagens teórico-metodológicas no âmbito da PC, apontam para a convergência entre os docentes em propiciar o ensino da ética a partir de preceitos participativos e dialógicos no âmbito comunitário, mas também algumas dificuldades para a apreensão deste debate entre os estudantes. Destacamos a importância em se explicitar as especificidades da ética em PC, bem como a relevância de constantes revisões no processo formativo na área.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Santana Paiva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Psicólogo e Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutor em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor de graduação e pós-graduação (mestrado) do Departamento de Psicologia da UFJF. Membro da comissão editorial da Revista Psicologia & Sociedade, da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Integrante do GT em Saúde Comunitária, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Trabalho e tenho interesse nos seguintes campos e temáticas: Psicologia social comunitária; Psicologia Política, Direitos Humanos, Políticas Públicas, Saúde Comunitária, Desigualdades sociais e Drogas.

Downloads

Publicado

2019-09-13

Como Citar

Paiva, F. S., Medeiros, A. X., Almeida, M., Mendes, K. T., Ronzani, T. M., Costa, P. H., Lourenço, M. F., & Xisto, M. C. (2019). O ensino da ética em Psicologia Comunitária em Minas Gerais: notas sobre a formação profissional. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(3), 1–17. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3272

Edição

Seção

Artigos