Formação inventiva em Psicologia: problematizações à luz dos novos paradigmas da ciência contemporânea

Autores

  • Maria Clara Carneiro Santiago Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Roberta Carvalho Romagnoli Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

aprendizagem inventiva, psicologia clínica, autopoiese, ciência novo-paradigmática emergente.

Resumo

Este artigo discute a formação acadêmica em Psicologia, lançando luz sobre os múltiplos atravessamentos no domínio da prática clínica. Seu objetivo foi problematizar a concepção de aprendizagem e ensaiar um movimento em defesa da invenção, da consideração dos fluxos heterogêneos e intensivos que operam incessantemente na experiência pessoal do psicólogo clínico. A partir do diálogo com as ideias novo-paradigmáticas de Humberto Maturana, percorremos também os trabalhos de Mony Elkaïm, no campo das terapias familiares, e sua interlocução com Gilles Deleuze e Félix Guattari. A pesquisa de campo consistiu na realização de um grupo de estudos com estudantes da graduação em Psicologia tomado como um dispositivo de intervenção e conversações intersubjetivas co-construtoras  de novas e impensadas realidades: a consideração das singularidades e das diferenças que se sobrepõem ininterruptamente na prática e que nunca podem ser abarcadas por um conhecimento encerrado em definições absolutas e totalizantes.

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Biografia do Autor

Maria Clara Carneiro Santiago, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Maria Clara Carneiro Santiago

Psicóloga, Mestre em Psicologia pela PUC/Minas na linha de pesquisa Intervenções Clínicas e Sociais.

Roberta Carvalho Romagnoli, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Psicóloga. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC de São Paulo.

Professora da Faculdade de Psicologia da PUC Minas e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUC Minas

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Publicado

2021-03-31

Como Citar

Santiago, M. C. C., & Romagnoli, R. C. (2021). Formação inventiva em Psicologia: problematizações à luz dos novos paradigmas da ciência contemporânea. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 16(1), 1–15. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3292

Edição

Seção

Artigos