Juventude, Ativismo Político, Políticas Públicas e a confusão que é articular isso tudo

Autores

Palavras-chave:

Juventude, Políticas Públicas, Movimentos Ativistas

Resumo

A despeito de estudos e pesquisas que dicotomizam a participação política juvenil em dois polos opostos – ora participação plena, ora apatia –, o que podemos enxergar além dessa polarização a respeito da participação política juvenil? Partindo-se do entendimento de juventude como categoria social (abordagem de autores/as como Lucia Rabello de Castro, Oscar Aguillera e Ernesto Rodríguez), o artigo pretende discutir como os jovens se articulam politicamente em torno da construção de políticas públicas – entendidas, segundo Ozanira Costa, como o Estado em ação – ou como “uma resposta da administração pública a um tema do interesse do cidadão” (Costa, 2009, p. 34). A partir da perspectiva de José Manuel Valenzuela, aborda como é possível entender o ativismo juvenil como uma ação de enfrentamento ao adultocentrismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Vieira dos Santos

Jornalista graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e mestre em Psicologia também pela UFMG, na área de Psicologia Social. No mestrado, pesquisou as articulações entre juventude, política e políticas públicas a partir do fenômeno da constituição do Centro de Referência da Juventude (CRJ) de Belo Horizonte. Tem trajetória como articulador social de redes e fóruns de incidência política e controle social de políticas públicas, como educador social em projetos com adolescentes e jovens e com comunicação comunitária / radialismo. Atuou como integrante da equipe de 2017 e 2018 do projeto Afirmação na Pós, desenvolvido com o objetivo de promover o acesso de pessoas negras à pós-graduação. Desde dezembro de 2017 é associado da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). É integrante do coletivo Pretas em Movimento, de Belo Horizonte, e do Núcleo Conexões de Saberes UFMG.

Downloads

Publicado

2020-06-03

Como Citar

Vieira dos Santos, B. (2020). Juventude, Ativismo Político, Políticas Públicas e a confusão que é articular isso tudo. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 15(2), 1–14. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3334

Edição

Seção

Artigos