O processo de individuação dos estudantes universitários como manejo do comportamento suicida

Autores

  • Raphael Vaz Faculdade Multivix
  • Wagner de Menezes Vaz Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Jung, Psicologia Analítica, Estudante Universitário, Comportamento Suicida, Individuação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo articular a potência do conceito junguiano de individuação com o manejo do comportamento suicida do estudante universitário. Apresenta a universidade em seus desafios e possibilidades, e a contextualização do estudante em seus aspectos existenciais dentro deste cenário. Mostra os conceitos de persona e sombra e sua conexão com o processo de individuação. Propõe a construção de dispositivos de acolhimento visando a prevenção e a posvenção do comportamento suicida. Descreve os fatores de risco e de proteção que balizam as estratégias de intervenção. Elucida a desliteralização do suicídio como estratégia de leitura endógena da alma. Conclui que o processo de individuação do estudante universitário é um potente aliado na compreensão, superação e prevenção do comportamento suicida.

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Publicado

2019-11-05

Como Citar

Vaz, R., & Vaz, W. de M. (2019). O processo de individuação dos estudantes universitários como manejo do comportamento suicida. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(4), 1–11. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3404

Edição

Seção

Artigos