DA EMPIRIA À METAFÍSICA DO ARQUÉTIPO Contribuições da Psicologia Analítica ao conceito de Physis

Autores

  • Cesar Rey Xavier Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

Palavras-chave:

Physis, Empirismo, Metafísica, Fenômeno, Arquétipo

Resumo

Sob a égide de um clima intelectual firmado a partir do séc. XVII com o advento do mecanicismo e do empirismo, o conceito de "natureza" acompanhou o alvorecer de uma ciência moderna que se norteava pelos princípios de causalidade e materialidade. Breves percursos pela história da ciência e da filosofia, contudo, revelam conceituações díspares, algumas das quais pressupunham certa harmonia de fatores físicos com assertivas vitalistas e metafísicas, mediante ideias que se dispunham na forma de "pares de opostos". O objetivo deste ensaio é demonstrar a contribuição da teoria junguiana à noção de Physis, no sentido de integrar aspectos antagônicos no conjunto do conhecimento acerca da natureza. Como resultado desta reflexão, verifica-se que a epistemologia do pensamento junguiano, em muito sintonizada com a revolução quântica da física de partículas, resgata a antiga noção da Physis grega, na medida em que sua conceituação abarca o conjunto mais completo das diversas fenomenologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cesar Rey Xavier, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

Graduado em psicologia; Pós-graduado em Filosofia, PUCPR; Mestre em História da Ciência, PUCSP; Doutor em Filosofia, UFSCAR. Professor Adjunto na Unicentro, Departamento de Psicologia. Professor do Mestrado em Desenvolvimento Comunitário, Unicentro.

Downloads

Publicado

2019-11-05

Como Citar

Xavier, C. R. (2019). DA EMPIRIA À METAFÍSICA DO ARQUÉTIPO Contribuições da Psicologia Analítica ao conceito de Physis. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 14(4), 1–14. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3407

Edição

Seção

Artigos