Pesquisando a dor do outro: os efeitos políticos de uma escrita situada

Autores

  • Sofia Ricardo Favero Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Pesquisa. Metodologia. Saberes situados. Ética.

Resumo

O presente artigo analisa como as políticas identitárias têm agido nos modos de pesquisar a dor alheia, tendo em vista que dão indícios de presumir que os sujeitos devem falar apenas sobre aquilo que os atinge. Se por um lado existe potência em uma escrita vivida, pretende mostrar, em paralelo, os benefícios de uma aliança com os que são identificados como “de fora” daquela realidade. Para tanto, repensa algumas estratégias metodológicas oriundas do feminismo para enquadrá-las diante da necessidade de não apenas declarar o lugar de onde se fala, mas sua repercussão dentro da lógica de determinada pesquisa, situando como e quando “ser quem se é” produziu algum efeito no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sofia Ricardo Favero, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga. Mestranda em Psicologia Social e Institucional (UFRGS) e integrante da Associação e Movimento Sergipano de Transexuais e Travestis (AMOSERTRANS).

Downloads

Publicado

2020-09-14

Como Citar

Favero, S. R. (2020). Pesquisando a dor do outro: os efeitos políticos de uma escrita situada. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 15(3), 1–16. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3518

Edição

Seção

Número temático: Pesquisar COM: feminino e feminismos na ciência