Narrativas e feminismos em disputa na construção do conhecimento agroecológico no Brasil

Autores

  • Maria da Graça Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Magda Dimenstein
  • Jáder Leite

Resumo

Este trabalho apresenta algumas das disputas que vêm sendo travadas a partir da emergência das mulheres enquanto sujeitas políticas na construção da agroecologia no Brasil. Trata-se de etnografia feminista com a realização de observação participante. Partiu-se da descrição e análise de três cenas ocorridas em distintos encontros de agroecologia e que foram tomadas como disparadores para pensar como se constroem os discursos feministas em relação às narrativas “hegemônicas” dentro do movimento. Os resultados foram analisados à luz das teorias feministas decoloniais e apontam que, apesar de se tratar de um campo que busca desconstruir com o paradigma moderno de hierarquização de saberes e práticas, percebe-se que não há um consenso acerca do reconhecimento do protagonismo e dos saberes aportados pelas mulheres. Frente a isso, elas constroem estratégias em diálogo com feminismos plurais e populares, no sentido de visibilizar e politizar suas práticas cotidianas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Graça Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com período de estágio junto ao Departamento de Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), Espanha. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Potiguar (UnP) e Mestrado em Psicologia pela UFRN. Participa dos grupos de pesquisa Modos de Subjetivação, Políticas Públicas e Contextos de Vulnerabilidades e Corpo, gênero e sexualidade. Tem experiência na área de Psicologia Social, Saúde Coletiva e Educação Popular. Principais temas de investigação: gênero e sexualidade, epistemologia feminista, psicologia social crítica, modos de subjetivação, saúde mental, movimentos sociais e ética ambiental. Atualmente é docente associada do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRN em estágio pós-doutoral.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Costa, M. da G., Dimenstein, M., & Leite, J. (2020). Narrativas e feminismos em disputa na construção do conhecimento agroecológico no Brasil. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 15(4), 1–13. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3561

Edição

Seção

Dossiê temático: Pesquisar COM: feminino e feminismos na ciência