Maternidade versus Sacrifício: uma análise do efeito moral dos discursos e práticas sobre a maternidade, comumente engendrados nos corpos das mulheres

Autores

  • Lívia Cretton Pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Alexandra Cleopatre Tsallis Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

maternidade, sacrifício, cuidado de si

Resumo

O presente trabalho parte da análise de um hashtag disseminado em redes sociais de apoio mútuo entre mães, denominado #menasmain, para refletir sobre alguns lugares comuns (porém não únicos) na experiência feminina materna: culpa, dívida, fracasso, sacrifício, despotencialização. O artigo pretende demonstrar como se disseminam discursos SOBRE a maternidade e não COM as mulheres-mães, elucidando um certo efeito moral dos discursos e práticas sobre a maternidade, comumente engendrado nos corpos das mulheres. Com esta narrativa, pretendemos forjar novas políticas acerca de nós mesmas na direção do cuidado de si e entender se as mulheres estão podendo construir, na experiência de se tornarem mães, uma ética que dialogue com o efeito moral dos discursos e práticas em seus corpos, lhes possibilitando se subjetivarem diferentemente das formas hegemônicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia Cretton Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Doutorando em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Alexandra Cleopatre Tsallis, Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social / UERJ. Coordenadora do Laboratório afeTAR / UERJ. Membro do Conselho de Saúde da UERJ. Membro do Núcleo de Pesquisa Degenera / UERJ - CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Entre Redes / UFF - CNPq. Lider do grupo de pesquisa Saúde, Sexualidade e Direitos Humanos. Membro do Grupo de trabalho da ANPEPP Tecnologias, modos de subjetivação e produção de conhecimento. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), Mestrado em Psicologia e Práticas Sócio-culturais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado (sanduiche) em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em associação com o Centre de Sociologie de l'Innovation - Ecole de Mines / Paris (2005). Pós-Doutorado nos: Programa de Pós-Graduação em Psicologia / UFRJ (2010) e Programa de Pós-graduação em Psicologia / UFF (2018). Tem experiência nas áreas de Psicologia Social e Clínica, desenvolvendo temas, tais como: Teoria Ator-Rede / Formas de Resistência, Clínica Ampliada / Deficiência Visual e Gestalt-terapia com ênfase Fenomenológica. Mãe de duas filhas, esteve em licença maternidade em 2004 e 2015.

Downloads

Publicado

2020-09-03

Como Citar

Pereira, L. C., & Tsallis, A. C. (2020). Maternidade versus Sacrifício: uma análise do efeito moral dos discursos e práticas sobre a maternidade, comumente engendrados nos corpos das mulheres. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 15(3), 1–14. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3651

Edição

Seção

Número temático: Pesquisar COM: feminino e feminismos na ciência