Musicoterapia Social e Comunitária: ações coletivas em pauta.

Autores

  • Andressa Dias Arndt Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
  • Kátia Maheirie Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Palavras-chave:

Musicoterapia Social e Comunitária, sujeito, coletivo.

Resumo

Neste artigo analisamos os conceitos de sujeito e coletivo presentes em publicações de Musicoterapia que adotam perspectivas sociais e comunitárias na América Latina. Analisamos oitenta e cinco publicações selecionadas a partir de uma revisão integrativa de literatura. Nossos resultados evidenciaram, por um lado, concepções orientadas por uma leitura social e histórica de sujeito e coletivo e, por outro lado, algumas orientações que partem de perspectivas subjetivistas e individualizantes para pensar essas mesmas categorias. Consideramos que as concepções de sujeito e coletivo orientam e (de)limitam a prática da Musicoterapia em contextos sociais e comunitários na América Latina e são pressupostos para construção de balizadores teóricos. Por fim, argumentamos que a música pode mediar encontros capazes de promover espaços de partilha e assim, contribuir no processo de superação de condições de desigualdade social, violência e múltiplas vulnerabilidades.  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Dias Arndt, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. Graduada em Musicoterapia pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. Professora Adjunta no curso de graduação em Musicoterapia da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR.

Kátia Maheirie, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil(2001)
Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina , Brasil

Downloads

Publicado

2020-06-03

Como Citar

Arndt, A. D., & Maheirie, K. (2020). Musicoterapia Social e Comunitária: ações coletivas em pauta. Revista Pesquisas E Práticas Psicossociais, 15(2), 1–15. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/revista_ppp/article/view/e3689

Edição

Seção

Artigos